sexta-feira, 1 de junho de 2012

Secretaria de Direitos de Cidadania lança Guia LGBT


A Prefeitura de Belo Horizonte, por meio da Secretaria Municipal Adjunta de Direitos e Cidadania, através do Centro de Referência pelos Direitos Humanos e Cidadania LGBT (CRLGBT), órgão da Coordenadoria Municipal de Direitos Humanos, vai lançar o Guia pelos Direitos Humanos e Cidadania LGBT - Guia LGBT. O evento de lançamento foi realizado nesta quinta-feira, dia 31, às 15h, no auditório da Secretaria Municipal de Políticas Sociais (rua Espírito Santo, 505, 18º andar).
O Guia LGBT tem como objetivo orientar a mídia, o agente público e a sociedade sobre orientação sexual, identidades de gênero e movimento LGBT, por meio de uma linguagem simples, direta e acessível. O material é fruto de um trabalho intenso do Centro de Referência LGBT da capital e da Associação Brasileira de Lésbicas, Gays, Bissexuais, Travestis e Transexuais (ABGLT), em parceria com jornalistas, pesquisadores e outras instituições.
A proposta é apoiar a integração entre a mídia, o serviço público e o movimento LGBT, para que as matérias, entrevistas, artigos e reportagens veiculadas na imprensa se pautem pelo respeito à diversidade e à justiça social. O documento traz uma série de definições de termos e conceitos, que, muitas vezes, são usados de forma inadequada, o que poderia acarretar um reforço nos estigmas e na discriminação.
Segundo o secretário municipal adjunto de Direitos de Cidadania, José Wilson Ricardo, para começar qualquer discussão sobre Direitos Humanos, é necessário que se entenda que a base de todo direito está ancorada na Constituição Federal. "É na lei maior que aprendemos que todos os seres humanos nascem livres e iguais em dignidade e direitos, e a livre orientação sexual e identidade de gênero são essenciais para a dignidade de cada pessoa e não devem ser motivo de discriminação ou abuso. É essencial resguardar os direitos fundamentais da população LGBT brasileira", salientou. Segundo o secretário, a cartilha visa orientar e esclarecer conceitos e questões que ainda geram dúvidas e que, por sua vez, podem reforçar o preconceito.
Para o supervisor do CRLGBT de BH, Carlos Magno, o Guia LGBT tem o objetivo de dialogar com os profissionais da comunicação para que as questões LGBT sejam abordadas de maneira correta, com respeito à dignidade humana e de acordo com a elaboração do movimento LGBT. "É preciso entender o conceito de identidade de gênero para o uso correto do artigo 'a' para as travestis e as transexuais femininas e a divulgação do termo 'orientação sexual' no lugar do termo opção sexual, comumente usado de forma incorreta", ressalta. Carlos explicou que alguns conceitos, como as identidades de gênero, são dinâmicos e se modificam com frequência. "É fundamental que a imprensa e a sociedade civil acompanhem essas mudanças e mantenham um diálogo aberto com os movimentos sociais em prol do respeito às diferenças e às diversidades", concluiu.

Um comentário:

  1. EU moro com um amigo muito querido por mim no jatoba todos da nossa rua pensam que somos marido , esposa pois eu sou um tranasexual , as pessoas já me viram eu toda de mulher meu nome aloar alexandra costa nome de batismo alexandre. Eu já levei muita surar por eu ser assim afeminado de mais , por me comporta como mulher madura no meio de gente homofobica e falsa.

    ResponderExcluir

Olá!
Seu comentário é e será sempre bem vindo, desde que:
1. não contenha cunho racista, discriminatório ou ofensivo a uma pessoa, grupo de pessoas e/ou instituições;
2. não contenha cunho de natureza comercial ou de propaganda.
Agradecemos sua compreensão.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...